• capa novas instalacoes

    Mudança que faz crescer

    Com quase 120 anos no mercado, estamos mudando a fábrica de local. Foi em meados de 1904 que “nascemos”. Passando por diversos produtos e segmentos de mercado, hoje nossa atuação se firma na fabricação de instalações completas para a indústria de cerâmica vermelha e de máquinas e equipamentos para a indústria de borracha e plástico, além de contar com uma fundição, que atende a demanda e também ao mercado, no segmento de ferro cinzento, nodular, branco, coquilhado e aço.

    Nossa estrutura era baseada em duas unidades industriais na cidade de Leme, mas recentemente, desativamos uma unidade, para unificar toda a produção no Distrito Industrial do município. Para isso, a planta passou por um grande processo de unificação e ampliação. Esta não é a primeira mudança: já passamos por diversas evoluções em mais de um século de história. No entanto, diante das limitações que enfrentávamos com uma das fábricas, que era localizada no centro da cidade, optamos pela unificação. “Uma indústria dentro de uma cidade é limitada. A parte fabril não pode trabalhar muitas horas por dia, devido ao barulho. Então, tudo isso limitou a parte fabril, que só podia trabalhar em dois turnos de trabalho, enquanto no Distrito Industrial, onde a gente tem uma área muito grande, há a possibilidade de trabalho em três turnos”, conta o Diretor Comercial da área de Cerâmica da empresa, Luiz Bisaccioni. “Isso quer dizer que quase 60 máquinas operativas tinham que ficar paradas um turno”, completa.

    A integração das duas unidades trará inúmeros benefícios à produção, como o aumento na eficácia dos processos. A mudança da fábrica não se refere só ao tamanho da unidade. Junto com a duplicação, investimos também na modernização dos processos e espaços e na aquisição de novos equipamentos. Foram importadas duas novas máquinas de usinagem, e uma nova central de oxicorte foi instalada, além de três novas pontes rolantes, de 32 toneladas cada. Com os investimentos, a produção mensal de ferro líquido deve ultrapassar a marca de 200 toneladas.

    No geral, o aumento esperado nos processos produtivos de todo o grupo é de 35%. Sem dúvida nenhuma vai ser tudo mais fácil, uma empresa só, centralizando operações, controles e gerenciamentos. Uma grande soma onde todos vão ganhar.

    A nova fase da Bonfanti é um grande e ótimo recomeço para novos planos e novos sonhos!