AGREGADO À VÁCUO
O conjunto Agregado à Vácuo adiciona um moderno misturador de dois eixos e câmara de vácuo na parte superior, a um robusto grupo extrusor na parte inferior, o que permite a fabricação de produtos mais compactos, com menor teor de umidade, significando menor tempo de secagem e ótimo acabamento.
Na bacia do misturador Agregado completam-se a mistura, o umedecimento e a homogeneização da argila, que é conseguido através de suas fileiras de facas helicoidais, colocadas longitudinalmente e acionadas por dupla redução.
Devidamente preparada, a argila é encaminhada para os caracóis superiores, onde é comprimida contra grelhas verticais e hélices cortadoras que fragmentam a argila em pequenas porções, processando-se, na câmara de conexão da extrusora, uma excelente retirada do ar da massa de argila.
Sem contato com o ar exterior, a argila é novamente comprimida por possantes calcadores da extrusora, obrigando-a a passar por uma segunda retirada de ar. Logo abaixo, a matéria prima encontra um jogo de caracóis, de passo variável, que efetua a extrusão através da boquilha.
Áreas de risco de acidentes protegidas de acordo com as normas de segurança (NR 12).
Obs.: As produções horárias são estimadas e referem-se ao peso de material úmido.
As produções indicadas acima referem-se as condições ideais de trabalho, podendo sofrer variações dependendo das características e da granulometria das argilas processadas.
Medidas em mm