VOLTAR / MÁQUINAS

DIVISÃO BORRACHA

calandras 01

CALANDRA

CALANDER

CALANDRA

Calandra é um equipamento para fazer a laminação de borracha, plástico ou a junção de tecido/cordas e aço com a borracha.

As Calandras podem ser classificadas:

  • Quanto ao número de rolos: dois, três e quatro rolos.
  • Quanto a configuração (forma construtiva) dos rolos: Calandra Vertical com 2, 3 ou 4 rolos, Calandra Vertical com um rolo em posição inclinada, Calandra Horizontal, Calandra em “L” invertido, em “S”, em “Z”.

Os componentes da Calandra são:

  • Estrutura lateral de chapas ou fundidas para suporte dos mancais de rolamentos do rolos.
  • Rolos com câmara central (cored) ou com furação periférica (drilled) para circulação de água para resfriamento ou vapor para aquecimento.
  • Acionamento através de motor e redutor, que pode ser único para todo os rolos ou individual para cada rolo.

Calandra é um equipamento para fazer a laminação da borracha, plástico ou a união de tecido/cordas e aço com a borracha.

A calandragem é um processo contínuo que consiste em alimentar os rolos aquecidos de uma Calandra com compostos de borrachas ou plásticos pré-aquecidos (amolecido e homogeneizado) para produção de mantas laminadas de borracha ou plástico para as mais diversas finalidades.

Na indústria que processa borracha, outra aplicação da Calandra é “unir” a manta de borracha com tecido para produção de laminados reforçados, como correias transportadoras, correias planas de transmissão e na formação de carcaças de pneus.